3 atitudes de Greta Thunberg que podem nos inspirar

O rosto e a voz da sueca Greta Thunberg hoje são mundialmente conhecidos, angariando a admiração de muitas pessoas e também uma avalanche de críticas.

Independentemente da corrente política que cada um acredita, só temos a ganhar se nos inspirarmos em muitas das atitudes dela, não para imitarmos ninguém, mas para termos uma vida mais relevante para a sociedade.

Mas, afinal, o quê que essa menina fez de tão importante?

Greta Thunberg, uma estudante sueca de 16 anos
Greta Thunberg , estudante e ativista ambiental

No dia 20 de agosto de 2018, Greta, uma estudante em Estocolmo, filha de um ator e de uma cantora de ópera, diagnosticada com a Síndrome de Asperger, resolveu faltar a escola e foi sozinha para frente do Parlamento sueco.

Naquele dia, Greta fez um protesto solitário, segurando um cartaz no qual estava escrito “Greve escolar pelo clima” e distribuiu panfletos com informações sobre as mudanças climáticas no planeta.

O objetivo dela era chamar a atenção dos políticos de seu País, mas, aos poucos foi ganhando a simpatia de muitos seguidores ao redor do mundo.

Atualmente, suas contas no Twitter e no Instagram têm mais de seis milhões de assinantes, já discursou em eventos importantes como a COP 24 e a Cúpula do Clima da ONU e seu nome é cogitado até para o Prêmio Nobel da Paz 2019.

Embora ela não tenha conhecimento e experiência expressivos, por conta da  pouca idade, ela tem inspirado muitas lideranças jovens, tendo sido determinante para que no dia 15 de setembro mais de 1,5 milhão de estudantes fossem às ruas em mais de 100 países, em uma marcha pelo clima e a salvação do planeta.

E o quê podemos aprender com ela?

Como superar os seus limites

Além da Síndrome de Asperger, Greta foi diagnosticada com TDAH, transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo.

“Basicamente, isso significa que só falo quando julgo necessário. Para nós autistas, quase tudo é preto e branco. Normalmente não mentimos e não gostamos de participar de jogos sociais, que parecem tão atraente à maioria de vocês”, definiu Greta.

Ela poderia se acomodar com seus problemas e buscar ficar nos bastidores, deixando a parte de discursar e ser o rosto de um movimento para outros com mais facilidade, no entanto, ao invés disso, o que vemos é a sua evolução diária e a convicção nas palavras.

Como alinhar o discurso à prática

Greta realmente acredita que o estilo de vida atual da humanidade levará nosso meio ambiente ao fim, caso não ocorram mudanças bruscas e rápidas em todos os países.

Sua consciência ambiental vem se tornando o compromisso motivador de sua vida, ela evita ao máximo voar de avião, deixou de consumir carnes e laticínios, redimensionou o hábito de fazer compras e reutiliza e recicla tudo que pode.

Para ir a Conferência do Clima da ONU, ela fez uma viagem de veleiro que durou duas semanas de Plymouth, no Reino Unido, para Nova Iorque.

Ela se recusou a viajar de avião por causa das emissões de carbono geradas pela queima de combustível. Sensibilizado, o filho da princesa de Mônaco cedeu seu veleiro sustentável, com painéis solares e turbinas que produzem eletricidade.

Greta no veleiro sustentável indo para a Conferência do Clima em Nova Iorque.
Greta em sua travessia marítima rumo à Nova Iorque

Como comunicar com simplicidade

Com apenas o seu conhecimento escolar, Greta já ficou o suficientemente indignada com os rumos do nosso meio ambiente e, por esse motivo, ela não ficou esperando pacientemente se formar em uma faculdade para ser considerada alguém com preparo suficiente para debater mudanças climáticas com especialistas.

Primeiro com um simples cartaz e depois com falas em vídeos e discursos, essa menina vem mostrando que transmitir a verdade em que acredita com confiança pode ser o necessário para começar a mudar o mundo.

Greta com o cartaz da campanha mundial de greve climática.
Greta em seu primeiro protesto solitário em Estocolmo

Veja o vídeo com o discurso de Greta na Cúpula do Clima.

Publicado por danielfich

Jornalista e Publicitário Freelancer, carioca, com interesse nos seguintes temas: Saúde, Qualidade de Vida, Investimentos, Previdência, Tecnologia, Cultura e Sustentabilidade. contato: danielfichrj@gmail.com

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora